Complexo de Diploma




Chamo de complexo de diploma, uma sociedade que caminha para tal.

Vou explicar...

Vejo hoje, como nuca antes, pessoas acreditando que tudo deve ou pode ser dito, classificado, catalogado ou estudado de forma científica ou por determinada profissão ou profissional.

Se um cidadão comum ou formalmente leigo em determinado assunto, que teoricamente compete à determinada profissão, faz algum comentário ou emite uma opinião sobre tal assunto, quase de imediato essa pessoa é quase que ridicularizada e desacreditada.

Com isso o sujeito passa literalmente a crer que és um ser quase sem conhecimento da realidade que vos cerca e é verdadeira.

Crendo-se saber ou podendo atuar nessa realidade apenas o suposto profissional com o diploma respectivo.

Não estou dizendo aqui que um cabeleireiro pode ou deve receitar um remédio controlado ou que uma médica possa ou deva atuar no lugar de um advogado.

Mas,

Digo e reafirmo que o sujeito e cidadão têm o direito de agir por livre escolha e vontade.

O extremo e caricatural disto que afirmo, seria uma pessoa, que para simplesmente dar uma leve caminhada na praia contrata um profissional para lhe ensinar a andar.

Ou o personal pizza. Que lhe ensina como comer uma pizza etc.

Ou o personal beijo, que vai lhe ensinar a beijar corretamente e biomecanicamente. Dois beijinhos pra cá, e três pra lá com o lábio inferior levemente para baixo e tal.


                      Rodrigo Jorge Bucker – Niterói 2013